Ordem de Serviço Extintor
Ordem de Serviço Extintor
O cadastro da Ordem de Serviço (OS) do extintor é essencial para garantir a organização, rastreabilidade e conformidade legal com as regulamentações do INMETRO, além de facilitar a emissão de relatórios detalhados que atendem às exigências de auditorias e fiscalizações.
Acompanhe o nosso vídeo tutorial ao lado, para aprender a utilizar essa opção, ou confira nosso passo a passo abaixo.
Acesse o menu Oficina > OS do Extintor > e clique no botão Cadastrar
Preencha os seguintes campos obrigatórios:
Nome do Cliente: Insira o nome ou a razão social do cliente já cadastrado no menu Administrativo > Cliente;
Data de Entrada: data de entrada da OS na oficina;
Vendedor: informe o nome do vendedor ou responsável que está intermediando o atendimento ou venda do serviço.
Previsão de Saída: data estimada para a conclusão do serviço.
Garantia: Se a Ordem de Serviço (OS) for referente a um serviço de garantia, altere o campo de "Não" para "Sim" para indicar essa condição.
Preenchimento de dados opcionais da OS de Extintor:
Os campos opcionais para o cadastro de OS de Extintor são:
Contato: esse campo de seleção está marcado como Padrão, dessa forma serão usados os dados de contatos previamente cadastrados.
Responsável Técnico: registre o profissional responsável pelo serviço, caso seja relevante para a OS.
Nº do Pedido: é possível vincular a Ordem de Serviço a um pedido já cadastrado anteriormente para o mesmo cliente, facilitando a rastreabilidade e o controle dos serviços associados.
NF de Entrada: insira o número da nota fiscal referente à entrada do extintor na oficina.
NF de Saída: registre o número da nota fiscal gerada na devolução do extintor ao cliente.
Observação: utilize este campo para incluir informações adicionais ou específicas sobre a OS.
Adicionando os Extintores na OS:
Existem 4 formas de adicionar um extintor na ordem de serviço:
1º: pode ser adicionado manualmente, informando o número do chassi no campo chassi e clicando em Adicionar ou apertando Enter:
2º: clicando em Adicionar ao lado do campo Chassi:
Dessa forma, abrirá uma janela para ser feita a busca pelo extintor. Clicando no botão Filtrar sem preencher nenhum dado de pesquisa, aparecerão todos os extintores disponíveis do cliente.
Para adicionar os extintores individualmente deve-se clicar no símbolo “+” ao lado de cada extintor, caso prefira adicionar todos os extintores basta clicar em Adicionar todos dessa página.
3º: Clicando na seta e adicionando através da leitura de QR Code ou código de barras:
4º: cadastrar o extintor por meio da ordem de serviço o adiciona automaticamente à própria OS.
Após adicionar os extintores, clique em Salvar para finalizar a abertura da ordem de serviço.
Inspeção, Selagem e Finalização
Para inspecionar uma ordem de serviço, acesse o menu Oficina > Os do Extintor > clique em Editar.
O sistema realiza uma pré-triagem automática. Para acessá-la, é necessário clicar em Visualizar Triagens e todos os extintores serão expandidos, ou você pode clicar um a um para vê-los separadamente.
É possível fazer alterações na coluna Ações, clicando no botão de triagem.
Irá abrir uma janela que permite a redefinição da triagem que foi feita pelo sistema.
Ao final da redefinição da triagem, é necessário clicar em Salvar para retornar para o cadastro de OS de Extintor.
Além disso, ainda no botão Ações, o sistema permite que a ordem dos extintores dentro da OS seja alterada usando os ícones de setas
Há duas formas de inspecionar uma ordem de serviço:
1ª Forma: Clique em Inspecionar em Lote. A inspeção será feita em todos os extintores da OS. Os extintores serão selados e o status muda de Pendente para Finalizado.
Verifique o número do Selo Inicial e a Data. Caso estejam incorretos, você pode editá-los. Se todas as informações estiverem corretas, clique em Validar. O sistema realizará uma varredura na OS para identificar possíveis inconsistências. Após a verificação, clique em Confirmar.
2ª Forma: Clique no botão Inspecionar no campo Ações:
O sistema irá abrir a tela de inspeção individual do extintor.
Nesta inspeção, é possível selecionar serviços específicos que não foram definidos como padrão nas configurações gerais do sistema. Por exemplo: serviços externos realizados, substituição de peças ou ensaio de componentes.
É na Inspeção Individual que devem ser informados os dados do Ensaio Hidrostático, quando aplicável.
Na sequência, confirme as informações na seção do Laudo:
Resultado: Selecione Aprovado ou Condenado. Caso seja "Condenado", é obrigatório selecionar o motivo no campo correspondente.
Confirme as datas de manutenção e clique em Salvar & Finalizar.
Para finalizar ordem de serviço, informe a Data de Saída e clique em Finalizar no fim da tela.