O relatório Anexo O é responsável por controlar a distribuição e utilização do Selo de Identificação da Conformidade, que são adicionados aos extintores de incêndio após a manutenção.
Com base nessas informações, o INMETRO pode verificar se as empresas estão cumprindo as normas de segurança estabelecidas para os extintores, garantindo assim a eficácia dos equipamentos em caso de emergência.
Para uma empresa de manutenção de extintores, é essencial conhecer e saber como interpretar o relatório Anexo O. Isso porque esse documento é enviado mensalmente ao INMETRO e, caso a empresa não esteja cumprindo as normas, pode sofrer sanções e até mesmo ter seu registro cancelado.
Além disso, conhecer o relatório Anexo O permite que a empresa gerencie melhor seus processos internos e identifique oportunidades de crescimento e expansão do negócio. Se a quantidade de manutenção mensal está aumentando constantemente, isso pode indicar que há uma demanda crescente pelo serviço oferecido pela empresa e, consequentemente, uma oportunidade de expandir a sua atuação para outras regiões ou mercados.
Na parte de cima do anexo podemos encontrar o “Período”. Todos os dados que constam no anexo são baseados nas ordens de serviços finalizadas dentro do período.
Logo abaixo há os dados da empresa e o número do registro no INMETRO.
Neste campo é possível verificar o controle da numeração sequencial do selo do INMETRO. Ele apresenta a numeração "inicial" e a numeração "Final" do último lote de selos liberado para a empresa.
Este campo irá mostrar o número sequencial de selo no relatório Anexo O em questão.
O selo "Inicial" é o primeiro selo da sequência usado nas ordens de serviço abertas no mês e o selo "Final" corresponde ao último maior selo utilizado na selagem dos extintores.
Este campo indica os selos que você ainda possui em estoque para serem utilizados nas próximas manutenções.
Além de conter as informações dos selos que foram utilizados no período, o anexo O também informa os selos inutilizados. Um selo pode ser inutilizado, por exemplo, em caso de impressão de selo inelegível, selo rasgado, selo impresso incorretamente e dentre outros motivos não especificados aqui.
Agora passamos para o detalhamento do uso dos selos de identificação da conformidade.
Esta parte é mais criteriosa, pois mostra todas as manutenções de nível 2 e 3 que foram efetuadas na empresa no mês informado no período do anexo.
Coluna “Dia”:
A primeira coloca intitulada como “Dia” mostra a data de finalização da Ordem de Serviço.
Coluna “O.S.”:
Na segunda coluna “O.S” é apresentado o número da Ordem de serviço. Essa numeração é de controle da própria empresa.
Coluna “N.F.”:
A coluna “N.F.” informa o número da nota fiscal de serviço emitida após a conclusão do serviço e entregue ao cliente ou o CNPJ do cliente.
OBS.: em Minas Gerais e em São Paulo é obrigatório informar o número da nota fiscal.
Coluna “Quantidade por Tipo”:
Nesta coluna é indicado o tipo de extintor e a quantidade de manutenções realizada por tipo dentro de cada ordem de serviço.
Coluna “Total Selos”:
Representa o total de selos utilizados na ordem de serviço.
Coluna “N° Seq. Selos”:
Nesta coluna temos o número inicial do selo utilizado e o número final do selo de identificação incluídos na O.S. Isso significa que todo o intervalo foi usado na manutenção.
Coluna “Total N° Seq.”:
Por último, temos na última coluna o total de selo que foram de fato incluídos na OS. Este campo possui a mesma função do campo “Total Selos”. Ele irá indicar a quantidade de selos utilizados na ordem de serviço.
Para finalizar vamos conhecer a última parte do anexo O.
Nestes dois campos é apresentado o “Total de Selos por Tipo de Extintor” e o “Total Geral de Selos Utilizados” sendo equivalente à soma do total de extintores por tipo. Com está duas métricas temos o total de manutenções de 2º e de 3º nível que foram realizadas para a empresa.
Para concluir, acompanhar e monitorar, o relatório "Anexo O" permite que a empresa avalie o seu desempenho e faça ajustes necessários para melhorar seus resultados. No caso da quantidade de manutenção mensal, por exemplo, essa métrica pode indicar se a empresa está atendendo à demanda de seus clientes de forma satisfatória ou se está deixando a desejar neste quesito.
Além disso, o acompanhamento das métricas pode ajudar a empresa a tomar decisões mais informadas e embasadas em dados concretos. Isso é especialmente importante em um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas precisam estar sempre um passo à frente para se destacarem.