O cadastro de peças é essencial para empresas que desejam registrar a substituição de peças nas ordens de serviço, além de garantir um controle eficiente do estoque.
Acompanhe o nosso vídeo tutorial ao lado, para aprender a utilizar essa opção, ou confira nosso passo a passo abaixo.
Acesse o menu Compra em Venda > Produto/Serviço > e clique em Cadastrar.
No campo Tipo informe a opção Produto.
Preencha os seguintes campos obrigatórios:
- Finalidade: Venda, Ambos ou Consumível
- Peça: Sim
- Equipamentos: Extintor, Mangueira ou Outros.
Ao selecionar Extintor ou Mangueira no campo Equipamento.
O sistema irá apresentar mais duas caixas de seleção: Peça do Equipamento e Descontar Estoque Em.
Peça do Equipamento: selecione a peça que está sendo cadastrada. O sistema exibirá uma lista de peças disponíveis para escolha.
Descontar Estoque Em: escolha a forma como o sistema realizará o desconto do estoque da peça. As opções disponíveis são: “Ambos”, "Ordem de Serviço" ou "Venda".
Digite o nome da peça no campo Descrição. É possível cadastrar várias peças do mesmo tipo, desde que cada descrição seja única. Para isso, inclua detalhes como o tamanho ou o tipo de extintor em que a peça será utilizada.
Na aba Estoque por Empresa, você pode definir uma quantidade mínima para que o sistema notifique quando o estoque atingir esse limite. Além disso, é possível registrar a quantidade atual disponível em estoque.
Na última aba, Tabela de Preço, é necessário informar o valor de venda da peça cadastrada e o percentual máximo de desconto permitido para negociações. Caso prefira, esses campos podem ser deixados em branco
Clique em Salvar para finalizar o cadastro da peça