Acompanhe o nosso vídeo tutorial ao lado, para aprender a utilizar essa opção, ou confira nosso passo a passo abaixo.
Para iniciar o cadastro acesse o menu Compra e Venda > Pedido > e clique em “Cadastrar”.
Preencha os seguintes campos obrigatórios:
Empresa: Informe a empresa responsável pela geração do orçamento.
Cliente: Informe o cliente para quem o orçamento está sendo gerado.
Vendedor: Informe o vendedor responsável pelo orçamento.
Validade: Informe a validade da proposta realizada.
Previsão de Entrega: Informe a previsão de finalização dos serviços e entrega dos materiais.
Campos opcionais:
Recolhimento: Informe a data em que os equipamentos serão recolhidos para realização da manutenção.
Entrega: Informe a data de entrega do serviço realizado e/ou dos produtos.
Descrição: Utilize este campo para adicionar informações sobre o pedido.
Adicionando Produto/Serviço ao Orçamento
Utilize o campo Tipo para refinar a busca do item por produto ou por serviço.
Informe a “Quantidade” e pesquise o item que deseja adicionar ao pedido no campo “Produto/Serviço”. Após selecioná-lo clique em “Adicionar”.
Repita este processo até que todos os produtos e/ou serviços necessários sejam adicionados ao pedido.
Você pode alterar as quantidades e os valores unitários dos itens, mesmo após tê-los adicionado ao pedido.
Desconto: É possível aplicar um desconto por item. Caso você clique em “Desconto em R$”, o desconto será alterado de valor fixo (em reais) para percentual. Além disso, ao clicar em “Aplicar desconto total”, o desconto será aplicado sobre o valor total do pedido, e não apenas em um item específico.
Ao clicar no ícone de dinheiro, é possível aplicar um desconto autorizado. Esse tipo de desconto permite conceder um valor maior do que o limite máximo previamente definido no cadastro do produto ou serviço.
Comissão: Defina o percentual de comissão sobre cada item do pedido, que será pago ao vendedor.
Utilizando as setas é possível alterar a ordenação dos itens adicionados ao orçamento.
Utilize o campo Observação para adicionar informações relevantes que serão impressas no pedido.
Ao clicar em Modelos, você poderá escolher observações previamente cadastradas para adicionar automaticamente ao pedido.
Informe a condição de pagamento do pedido, localizada abaixo do “Total Geral”.
Utilize a seção Frete para informar a modalidade do frete, o valor e a transportadora, quando aplicável.
Após preencher as informações, clique em Salvar para concluir o cadastro do pedido.