É importante realizar os lançamentos de compras no sistema para manter o controle atualizado do estoque e das despesas.
Acompanhe o nosso vídeo tutorial ao lado, para aprender a utilizar essa opção, ou confira nosso passo a passo abaixo.
Acesse o menu Compra e Venda > Compras.
Existem duas maneiras de realizar o lançamento de compras no sistema: importando o arquivo XML ou fazendo o processo manualmente.
Via arquivo XML
Clique em Importar XML.
Selecione o arquivo XML correspondente e preencha as informações de pagamento da despesa. Em seguida, clique em "Importar XML". O sistema irá automaticamente gerar um lançamento no contas a pagar.
Se esta for a primeira vez que você está importando um XML deste fornecedor, o sistema exibirá algumas inconsistências que precisam ser corrigidas.
Clique em “Cadastrar” para realizar o cadastro do fornecedor.
Você será direcionado para a tela de cadastro de fornecedor. Preencha as informações obrigatórias e clique em “Salvar”.
Clique em “Fechar” para voltar a tela inicial de importar e depois em “Importar XML” novamente.
O sistema também poderá exibir uma inconsistência relacionada ao cadastro do produto comprado. Nesse caso, será necessário associar o produto comprado a um cadastro já existente no sistema. Se o produto ainda não estiver cadastrado, clique em "Cadastrar" para incluí-lo no sistema.
Após cadastrar um novo produto ou selecionar um cadastro já existente, clique em “Salvar”.
Clique em “Fechar” para voltar a tela inicial de importar e depois em “Importar XML” novamente.
O sistema exibirá uma tela para você conferir a associação do produto realizada. Se houver algum erro, você pode corrigi-lo clicando no ícone de lápis. Caso esteja tudo correto, basta clicar em "Confirmar".
Cadastro Manual de Compra
Para o cadastrar compras manualmente é preciso que o fornecedor e o produto comprado já estejam cadastros no sistema.
Clique em “Cadastrar.”
Informe corretamente a data de emissão da nota fiscal de compra, “Fornecedor” e “Empresa”.
Em “Itens” informe corretamente a Quantidade comprada e o produto. Após isso clique em “Adicionar”. Repita esse passo até adicionador todos os itens que constam na nota fiscal.
Verifique o “Valor Unitário” e o campo “Desconto”. Se necessário, realize as correções adequadas.
Outros lançamentos que podem ser feitos é o de “Imposto da NF-e” e de “Outras Despesas”.
Na seção “Outras Informações”, é possível adicionar observações e incluir dados relacionados ao frete, caso necessário.
Na seção “Pagamentos”, adicione as parcelas referentes à despesa que será gerada no lançamento desta compra. Preencha os seguintes campos para cada parcela:
Data de Pagamento
Valor
Conta de Movimentação
Forma de Pagamento
Categoria
Clique em “Salvar” para finalizar o lançamento manual da compra.
Para finalizar, informe o número da Nota Fiscal gerada nesta compra. Clique no ícone da seta, localizado no campo “Ações”, e selecione a opção “Gerar Nota Fiscal”.
Informe o número da “Nota Fiscal de Compra” e a “Série”. Clique em “Confirmar” para concluir a operação.