O cadastro de fornecedor é essencial para o lançamento de compras e de despesas.
Acompanhe o nosso vídeo tutorial ao lado, para aprender a utilizar essa opção, ou confira nosso passo a passo abaixo.
Acesse o menu Compra e Venda < Fornecedor > e clique em Cadastrar.
Se você possuir o CNPJ do fornecedor, informe no campo CNPJ e clique na lupa. Os dados cadastrais serão preenchidos automaticamente com as informações disponíveis no site da Receita Federal.
Caso não tenha o CNPJ, você precisará preencher todos os dados que são obrigatórios (marcados com asterisco):
Razão Social
Nome Fantasia
Estado
Cidade
Contato
Preenchimento de dados adicionais
O preenchimento de alguns campos é opcional e pode variar conforme o objetivo do cadastro. Para lançamentos de compras e despesas, esses campos não são necessários. No entanto, para emissões de notas fiscais, é obrigatório informar:
Inscrição Estadual
Inscrição Municipal
Tipo de Inscrição Estadual
Endereço completo
Os demais campos são úteis para complementar o cadastro e manter os registros atualizados.
Clique em Salvar no fim da tela para completar o cadastro.